Características das linguagens

Introdução

Bom, a primeira coisa a dizer nesta seção não se refere extamente a a vantagem de uma linguagem e sim alerta para uma coisa que deveria ser de consciência de todo mundo: Não há melhor linguagem e sim uma linguagem que se encaixa nas necessidades de determinada pessoa. Um exemplo que eu cito é Java: bastante gente diz que tal linguagem é bem lenta para um jogo ser desenvolvido nela, mas na verdade é o como programar nela. Mas então daqui para frente veremos o que cada linguagem tem a oferecer.

C

C tem como característica o fato de ser uma linguagem bem rápida. Ela é uma das linguagens mais usadas e apresenta muitas bibliotecas, códigos e outros recursos disponíveis para ela e facilmente encontráveis. Portanto tem muito material a respeito dela na internet, sendo uma das linguagens que mais eram usadas antigamente, perdendo atualmente o posto para C++. Sua desvantagem fica por conta de ser uma linguagem que atualmente não permite ter uma produtividade muito alta quando comparada às linguagens mais novas como C++ e Java, além de sua programação ser mais próxima da linguagem de máquina do que outras como .Net e Python, apesar de ser de alto nível também, o que na verdade traz flexibilidade, porém faz com que o desenvolvedor esteja mais propenso a erros.

C++

O C++ é uma "reescrita" do C, na verdade uma adaptação do C à metodologia orientada a objetos. Ela não é tão rápida quanto à sua prima mais antiga, porém a diferença é mínima que nem é considerada mais. Os compiladores dessa linguagem geralmente embutem também suporte à C permitindo que as duas sejam misturadas. Ela conta com um grande ponto forte que é o seu forte uso no desenvolvimento de jogos, aproximadamente 95% dos jogos comerciais a usam, portando tendo grande aceitação e documentação a seu respeito. Sua desvantagem é não ter uma biblioteca tão rica embutida como a de Java e Python, desvantagem essa que é revertida pelos seus benfícios já citados e pela grande de disponibilidade de bibliotecas para suprir essa deficiência o que a faz por enquanto soberana em seu reinado.

PureBasic

O PureBasic é uma linguagem de programação baseada na sintaxe BASIC. Os principais recursos do PureBasic é a portabilidade (Windows, AmigaOS, MacOS X e Linux são atualmente 100% suportados), a produção é muito rápida e gera executáveis muito leves e otimizados e, é claro, a sintaxe super simples do BASIC.
Fácil suporte para jogos 2D através de libs dedicadas (DirectX, SDL, …) e 3D já incluído, baseado em OGRE. Alem de ser compatível com muitas Engines do mercado, pois comporta-se quase como o C++.
É uma linguagem que compila a nível de máquina, usando comandos altamente otimizados (assembly) que o torna muitas vezes mais rápido que a linguagem C++.

Python

Python é uma linguagem fácil de aprender, interpretada, com uma sintaxe fácil e com muita coisa embutida na própria linguagem. Python é uma linguagem aberta, ou seja, de código-fonte livre, tem a maioria dos seus módulos grátis e também de código-fonte aberto, sendo que há milhares deles inclusive para jogos. Junto a isso faltou mencionar que Python tem tipagem dinâmica e é orientada a objetos

Java

Java é uma linguagem cuja sintaxe lembra um pouco C/C++ porém é fortemente orientada a objetos e é interpretada tornando-a um pouco mais lenta que as anteriores, o que pesa dependendo de onde e como vai ser usado. Apesar disso aos poucos a comunidade vai lançando alguns jogos nessa linguagem, apesar de serem raríssimos títulos comerciais com essa linguagem sendo que a maioria dos jogos desenvolvidos são de estudantes e pessoas que fazem isso por hobby. Entretanto a tendência é que seu uso em jogos cresça, porém muito lentamente

.NET

.NET na verdade não é uma linguagem, e sim uma família de linguagens. Os componentes da família são: C#, cuja sintaxe lembra muito o C++ porém muito mais orientado a objetos. VB.Net que é reminescente da família BASIC também porém orientado a objetos. ASP.Net para rápido desenvolvimento de sites, além de outras menores. .NET Apresenta a mesma situação que o Java em termos de situação atual, mas estão surgimento muitas engines que trabalham com essa linguagem (no caso dos jogos a C#) e que tendem ao seu uso ser aumentado porém mais rapidamente do que o Java nesse terreno.

Delphi

Linguagem da Borland (atual Inprise). Ela é derivada do Object Pascal, e é rápida e simples. Seus pontos negativos é que não há muitos jogos feitos por ela, apesar de que é possível encontrar se for dado uma pesquisada pela net, mas não é tão raro quanto os feitos em Java e .Net.

Blitz Basic

Uma linguagem simples e poderosa para a criação especifica de jogos e aplicações gráficas interativas. Simples, por que é baseado na fácil e popular linguagem BASIC.
Já tem incluso vários comandos específicos para ajudar você na criação de qualquer tipo de jogo, comandos planejados cuidadosamente para dar a máxima flexibilidade com o Maximo de conforto e facilidade.
Por isso tudo o Blitz se torna uma linguagem de alta produtividade, pois a velocidade do desenvolvimento é muito rapida.
Poderosa linguagem aonde é possível escrever jogos 2D ou 3D sem o uso de nenhuma API ou Biblioteca adicional, mas é claro que também é possível, Caso precise expandir com novos comandos e/ou possibilidades.
Aqui você encontra alguns exemplos de aplicações escritas em Blitz Basic.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.