Facebook

Nesta página iremos explicar como fazer jogos para Facebook, além de dar outros detalhes de jogos relacionados a esta plataforma

O Facebook se tornou a maior rede social e uma das coisas que a rede disponibiliza para seus usuários são jogos. Estes jogos têm a característica de não serem tão sofisticados e, de alguma forma, aproveitarem alguns recursos que a rede oferece, como a possibilidade de compartilhar os resultados do jogo com outros participantes ou mesmo a interação de mais de um participante da rede jogador no mesmo jogo.

Maneiras de se desenvolver jogos para Facebook

Uma das maneiras para se desenvolver jogos para Facebook é utilizar do recurso chamado Facebook Canvas. TODO

Basicamente a primeira coisa necessária para se fazer um jogo é criar o aplicativo no Facebook. No processo ele vai pedir a URL da aplicação, o que você deve saber, pois é nesse endereço que a aplicação ficará.
Outra coisa a se ter em mente é que os jogos em Facebook são publicados através do SDK do Facebook, e do que é chamado Facebook Canvas, o componente especializado para jogos. Basicamente o Facebook Canvas age como um quadro onde você põe tem jogo, além de ter permitir acessar os recursos do Facebook, como compartilhar, curtir e outras.

Para se fazer uma aplicação para esse ambiente há algumas possibilidades. O Facebook disponibiliza seu SDK para aplicativos Javascript, Flash e Unity.

Facebook Canvas + Flash

xxx

Facebook Canvas + Unity

O Facebook Canvas junto com a Unity é uma das melhores opções para se desenvolver jogos. Como a Unity é uma ferramenta voltada ao desenvolvimento de jogos, esta é a melhor opção para quando o seu jogo for mais complexo, ou quando o grupo está confortável com a ferramenta e não há requisito que lhes obriguem a usar Flash ou Javascript.

A Unity tem como pontos fortes ser intuitiva e ter uma curva de aprendizagem rápida. As vantages de fazer um jogo com ela para Facebook são

  • Ferramenta volta principalmente para desenvolvimento de jogos
  • Facilidade de uso
  • Maior disponibilidade de ativos prontos, sejam eles gratuitos ou pagos
  • Documentação extensiva
  • Ferramenta constantemente atualizada
  • Possibilidade de se fazer um jogo tela cheia para Facebook

Links

https://developers.facebook.com/docs/games/canvas: Sobre o Facebook Canvas.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.