Ferramentas úteis no Geral

Esta página listará um conjunto de ferramentas úteis para diversas tarefas envolvidas na criação de jogos

Editores de Tile

Editores de Tile são ferramentas que ajudam a construir um nível em 2D. Tiles são pequenas imagens de tamanho fixo que são usadas por estas ferramentas. Sprites são tiles de personagens. Exemplos de jogos baseados em tiles e sprites são diversos, como, por exemplo, Sonic e Mario.

Veja Editores De Tile

Ferramentas para fontes

Fontes são um dos itens que compõem a interface gráfico. Basicamente há uma necessidade de se adequar a fonte ao jogo, assim é interessante uma ferramenta que permita o desenvolvimento de fontes customizadas para jogos. Seguem algumas delas

BMFont - Bitmap Font Tool

Hiero - Bitmap Font Tool

Editores de partícula

Partículas são pequenos elementos que tem um certo tempo de vida e exibem uma certa aleatoriedade. Elas são usadas para fazerem diversos efeitos como fogo, fumaça, neve, chuva, etc.

Pedigree - Particle Editor

Benchmarks

Benchmarks são ferramentas úteis para se medir o desempenho de coisas como a interface gráfica, a velocidade de navegação, etc. Elas podem ser úteis para qualquer pessoa que queira ter uma idéia de como que os diferentes hardwares/softwares se comparam entre si.

Veja Benchmarks

Ferramentas para Shaders

Ferramentas Para Shaders

Modelagem 3D

Veja programas para modelagem 3D

Manipulação de imagem

GIMP

Photoshop

Som

Audacity

Fruity Loops

Programação

IDEs

IDEs - (Integrated Development Environment - Ambiente de desenvolvimento integrado) são programas que reunem em si diversos recursos úteis à programação, sendo o mais comum um editor de código integrado a opções que permitem a rápida compilação e execução de programas.

Veja Ides

Sistemas de construção

Em programação em diversas linguagens é necessário passar como opção ao compilador diversas flags, além de configurar opções sobre o diretório onde estão bibliotecas, recursos, etc. Isto é válido para projetos de diversos tamanhos. Para facilitar isso há os chamados sistemas de construção, tradução literal que fiz de build system, os quais facilitam a tarefa de se compilar um programa.

Veja sistemas de construção

Outras

Aqui estão ferramentas para usos diversos

ImagePacker - Sprite Packer
GMid2Mod - Audio Conversion
Onyx 1.5 JWS LogViewer

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.