Java

Quem quiser aprender Java visite a página: http://pt.wikibooks.org/wiki/Java. Esta página tem várias coisas sobre desenvolvimento java e é lá onde talvez eu porei o tutorial básico do primeiro programa que está aqui. Daqui há um tempo eu retirarei daqui este material e só porei algo relacionado a jogos mesmo

Primeiros Passos - Download e Instalação

Vá até o site da Sun http://java.sun.com e clique no link à direita em Java SE que está em Popular Downloads. Feito isso clique no botão para Download em JDK 6 ou JDK with Netbeans se você quer baixar juntamente uma IDE. O JDK6 com Java EE é o JDK juntamente com os Jars necessários para se ter uma distribuição do Java para servidores (Java EE). Este último não será utilizado aqui, mas quem quiser se interessar além de jogos por alguma coisa em termos de computação distribuída pode baixar este último para tentar aprender.
Detalhe: A IDE pode ser baixada depois separadamente, não precisando ser o NetBeans. Para as instruções aqui não será utilizada nenhuma IDE.
Clicado no link escolhido abrirá o download Center da Sun. Nele você deve escolher aceitar o acordo de licença (Marca o botão accept) e depois escolher a instalação pro sistema desejado.
Uma dica nos primeiros passos é também fazer o download da documentação do java que está em inglês e que está na mesma página que os links do JDK6 falado anteriormente.
Detalhe: Não baixe a JRE 6 pois ela é só para executar seus programas e já vem com o JDK. Portanto, esse link não traz o compilador do Java só a máquina virtual.

Primeiros passos - configurando o ambiente

O primeiro passo logicamente é instalar o JDK que você baixou para sua plataforma (por clicar no executável e em next-next-finish como nos outros programas do Windows, ou por extrair o arquivo se ele estiver no formato .tar.gz no Linux e leogo em seguida fazer sh nomeDoArquivoExtraído)
Após isso o recomendável é criar a variável de ambiente JAVA_HOME

Criando a variável de ambiente JAVA_HOME

Windows

  1. Clique com o botão direito em Computador ou Meu Computador, dependendo da versão do Windows
  2. Selecione o item propriedades
  3. clique em avançado ou em configurações avançadas do sistema
  4. Clique em novo para criar a nova variável de ambiente
  5. No campo do nome da variável escreva JAVA_HOME como valor coloque a pasta onde está o JDK: normalmente c:\arquivos de programas\java\jdk1.x.xx

Obs: A pasta c:\arquivos de programas\java\jre1.x.xx contém apenas a máquina virtual. Seu subdiretório bin não contém programas como o javac ou o jps

Linux

** TODO **

Primeiros Passos - O famoso e célebre Hello World

Abra em um editor de texto da sua preferência um novo arquivo de texto e digite o seguinte:

// Primeiro programa em Java -- Primeiro.java
public class Primeiro(){

   public static void main( String args[] ){
      System.out.println( "Parabéns!\nEste é teu primeiro programa.\n\nBem Vindo ao mundo da programação!" );
      System.exit( 0 );
   }

}

salve esse arquivo como Primeiro.java. Um detalhe muito importante é que Java é case-sensitive, ou seja, diferencia maiúsculas de minúsculas. Então digite rigorosamente o código acima, com exceção do que está entre aspas e do que está na linha que começa com //, desde que estes sejam os dois primeiros caracteres da linha, pois são comentários e não são lidos na hora da compilação.
Abra o shell do seu sistema operacional: Konsole ou o terminal mesmo no caso do linux e o Prompt do MS-DOS ou Prompt de Comando dependendo de sua versão do Windows. Nele digite:

   javac Primeiro.java

E em seguida:
  java Primeiro

Primeiros Passos - IDEs para quem está começando

Duas boas IDEs para quem está começando são o NetBeans e o Eclipse. Veja mais detalhes sobre as duas em IDEs

Segundo Passo - Um programa com um pouco mais de funcionalidades que o anterior

Outros passos - O que fazer

Para se aprofundar mais em Java procure recursos e também tente aprendê-los sozinho, como por exemplo a mexer com GUI, mexer com rede, etc… Há muito material disponível, inclusive grátis, e caso tenha alguma dúvida que não conseguiu resolver mesmo depositado o máximo de afinco no problema há fórums e o senhor Google que ajudam em muito na vida de qualquer desenvolvedor, principalmente novato.
Uma dica por exemplo para se mexer com 3D é procurar sobre o [java3d.dev.java.net Java3D] ou APIs que permitam a integrar OpenGL na sua aplicação como LWJGL, JOGL, entre outras.

Veja mais

Bibliotecas2D para Java

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.