Profissões

O mercado de desenvolvimento de jogos é composto de diversos tipos de profissionais, pois é um campo multidisciplinar e demanda muito conhecimento, ainda mais com a diversidade de segments e complexidade que envolvem os jogos na atualidade.

Game Designer

Elabora os elementos do jogo bem como sua mecânica. Os elementos são os personagens e o cenário e a mecânica são as possibilidades que o jogador tem de interagir com o jogo. Empresas que elaboram jogos de ponta modernos dividem as responsabilidades do game designer com outros profissionais relacionais, sendo os principais, o combat designer e o level designer.

Roteirista

Descreve como é a trama do jogo, o perfil psicológico dos personagens e a interação entre eles, sendo a interação do tipo social e/ou psicológica, a qual não necessariamente corresponde àquela entre o jogador e os personagens do jogo.

Tester

Trabalha na equipe de Q&A (Quality Assurance - Controle de qualidade). Testa diversos aspectos do jogo e relata os pontois falhos ou a serem melhorados.

Programador

Elabora a programação do jogo. Desenvolve códigos para lidar com AI, música, interação, etc. Com exceção de jogos independentes uma empresa tem diversos programadores em seu elenco, sendo que cada um é especializado numa área (rendering, ai, rede, etc…).

Engenheiro de software

Projeta os componentes de software do jogo envolvendo diversos aspectos como a coposição dos objetos, a interface deles, a interrelação existente entre ekes, etc.

Programador Web

O programador web faz a interface dos jogos via web. Ou então trabalha para possibilitar alguma característica ser acessível via Web como, por exemplo, a lista dos jogadores com ranking mais alto em um certo jogo.

Programador de redes

O programador de redes é o responsável por fazer os códigos que possibilitam o jogo ser jogado por mais de uma pessoa simultaneamente através de uma rede. Esta rede pode ser tanto local, como uma rede lan, quanto global, como a internet.

Programador de AI

Responsável por programar os algoritmos de Inteligência Artificial usados no jogo. Dentre estes algoritmos estão o de planejamento estratégico de grupo num atirador de primeira pessoa, a montagem da estratégia do time controlado pela CPU num jogo de esportes, o planejamento de caminho para levar um personagem NPC de um local ao outro, etc.

Engenheiro de som

Este profissional é quem cria a parte sonora do jogo. A parte sonora do jogo inclui a trilha musical que é tocada como som de fundo além de efeitos sonoros como o de respingos de água, o de fogo queimando um objeto, o de respiração, entre outros.

Veja mais em: http://www.creativeskillset.org/games/careers/article_4723_1.asp (em inglês)

Level designer

Faz o projeto da fase em que o jogador se encontra. Quais elementos compõen a fase, há a presença de alguma característica distintiva no terreno como aclives, declives, montanhas, são algumas das resposnabilidades deste profissional.

Combat Designer

Projeta como será o combate entre o jogador e o computador. Quais são os elementos que devem estar presentes no combate, qual o papel destes elementos (dano, cobertura, etc.), dentre outros detalhes.

Links

http://crytek.com/career/offers/overview/frankfurt/programming-engineering Página de post de empregos da Crytek
http://www.dice.se/hiring.asp Página de post de empregos da Dice
https://twitter.com/GameDevGigs Listagem diária de empregos para artistas e programadores de jogos
http://www.gamedevgigs.com/ Listagem diária de empregos para artistas e programadores de jogos
http://hire.jobvite.com/Jobvite/jobvite.aspx?b=n67SWjwP empregos na Unity
http://www.activisionblizzard.com/careers Página de empregos da Activision-Blizzard

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.