O Porquê de Escolher Programação

Para início de conversa esta página está aqui não para dizer que programação é a melhor coisa do mundo, afinal na verdade nada é a melhor coisa de mundo a não ser aquilo que você acha que é a melhor coisa do mundo. Porém esta página tentará dar uma visão da importância e do por quê escolher a programação. De qualquer forma caso você se interesse ou não por programação pedimos que caso você entre em alguma área que tenha a ver com a produção de jogos continue ajudando essa página a crescer, pois é a melhor coisa para a comunidade, ou afinal isto não seria um Wiki né?

O que é programação

Para começar precisamos primeiro saber o que é programação. Bem programação seria escrever códigos numa linguagem que o computador entende para que ele execute determinada tarefa. Esta é a tarefa do programador e sem ele um programa, no nosso caso um jogo, não existe. Ele desempenha esta tarefa de suma importância e é fundamental para que um jogo seja um sucesso, mas não só ele.

Posso ter idéia de um programa/jogo sem programar?

Sim, pode.
Eu diria que um programa/jogo é um algoritmo (veja definição no glossário). Um exemplo clássico e amplamente adotado para se explicar com o que se parece um algoritmo é uma receita de bolo ou de qualquer outra comida que você vai preparar. Você vai ter que executar a receita passo a passo para dar certo; a diferença é que é você quem vai fazer a receita e o computador prepará-la (o jogo).
Outra coisa a ser dita é que na parte da programação a parte principal é a lógica. e você tiver uma boa lógica, programação vai ser uma coisa fácil, não importando a linguagem que você escolha. O único senão deste último aspecto é que você vai ter que se adaptar à linguagem escolhida.

O que você pode fazer programando

Quase tudo. Quase, pois algumas coisas não são tão fáceis de fazer programando.

  • Entretanto em essência com a programação você vai poder definir a seqüência com que as coisas serão feitas e quais coisas serão feitas.
  • Poderá organizar a lógica do programa e quais características teu jogo vai ter
  • Poderá fazer limitações e regras para o jogo, como por exemplo tal personagem não poderá mover mais que um metro em meio por rodada o que é uma limitação e provavelmente uma regra do jogo
  • Poderá reunir o fruto do trabalho em equipe (modeladores, roteiristas, etc…) e reunir tudo isso num único lugar, o jogo.

O que você não vai poder fazer programando

As limitações para quem programa são poucas, mas essas poucas são essenciais para ditar em qual área você vai seguir.
Uma coisa que você não vai poder fazer programando são desenhos e imagens, que são indispensáveis num jogo. Na verdade não que seja possível, mas devido ao enorme trabalho que consumiria um tempo infindável e que ninguém tem.
Também não pode modelar nem fazer os vídeos pela mesma razão que a de cima.
Em suma: Não pode fazer o que um artista pode, pois as ferramentas não são adequadas, porém nada impede com que o programador também não seja um artista e use programas que o artista use, porém este tipo de programador é raro.

E se eu acabei de saber/soube tudo e escolher programação, qual que é o próximo passo?

O próximo passo é escolher a linguagem de programação que melhor se adapte as suas necessidades e começar a desenvolver nela. Uma dica é ir na seção Vantagens e Desvantagens de linguagens de programação e ver qual é a vantagem de cada uma.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.