Sistemas de controle de versao

Os sistemas de controle de versao permitem manipular o codigo-fonte de tal forma que haja um controle da versao representada por aquele codigo-fonte

Tipos de sistema de controle de versao

ha dois tipos de sistemas de controle de versao: o centralizado e o distribuido.
No sistema de controle de versao centralizado, ha um servidor central com o projeto, de onde todo mundo obtem o codigo, modifica e manda de volta com as alteracoes. o CVS e o SVN sao os principais expoentes desse tipo de sistema de controle de versao.
Ja no sistema de controle de versao distribuido, nao e necessario um componente centralizado que detem o codigo, pois todo desenvolvedor tem copia desse componente e detem todo o historico de mudancas e copias do arquivo. No entanto, nada impede que nesse tipo de sistemas haja alguem que sirva como centralizador.

Sistemas de controle de versao distribuidos

SVN

Sistema de controle de versao centralizado usado ainda em diversos projetos.

Perforce

Sistema de controle de versao centralizado e com versao comercial.

CVS

Um dos mais populares e antigos sistemas de versao centrlizados. Atualmente cada vez menos usado.

Git

Git e o sistema de controle de versao atualmente mais conhecido. Ele surgiu dentre os contribuidores do kernel do linux. Basicamente ele suporta diversos sistemas operacionais e ha suporte para diversos repositorios git na nuvem.

Mercurial (hg)

Um concorrente do git e tambem usado para muitos tipos de projetos

Bazaar

Outro Sistema de controle de versao distribuido bem conhecido.

Links

https://githowto.com/ Sistema de tutoriais do Git

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.