Tutorial Game Maker

Esta página tem o propósito de mostrar o básico de como se mexer no Game Maker. O requisito para seguir este tutorial é ter o Game Maker. Uma versão gratuita, e limitada, do Game Maker está disponível. É com base nela que o tutorial é montado.

O jogo a ser feito

O jogo a ser feito é um jogo simples de labirinto onde a gente o labirinto será montado pela gente e consistirá de uma única fase.

Primeiros passos

A primeira coisa a se familiarizar com o Game Maker é a interface, que é fácil e intuitiva. Basicamente há um menu superior, um menu lateral esquerdo (a árvore de um projeto em Game Maker), a parte central, onde a manipulação dos elementos visuais ocorre, e na direita há um painel contendo um tutorial para quem souber inglês e quiser iniciar com o Game Maker.

A primeira coisa a se fazer num jogo é criar telas. Não há jogo sem telas. No Game Maker cada tela é um room (quarto em inglês). Para se criar um quarto clica-se no botão correspondente da barra de ferramentas ou no menu do projeto do Game maker clique com o botão direito em "Rooms" e logo em seguida clique em "Create Room".

Na tela que se abre clique na aba "settings"

Na aba settings você pode alterar o nome da tela que é roomX por padrão (X é um número), a dimensão da tela, o título (caption), configurar um script que irá ser executado quando a tela for criada ou fazer as informações da tela permanente (mais isso em um futuro tutorial). O que nos interessa é mudar o nome da tela para "tela_inicial".

Feito isso clique no botão de certo para confiormar.

Agora vamos às imagens do jogo. O jogo irá ter 7 imagens:

  • 1 imagem para as paredes.
  • 1 imagem para o chão
  • 4 imagens para o boneco que o jogador controla (1 para cada direção que ele está virado - Norte, Sul, Leste e Oeste)
  • 1 para o teosuro que assinala o fim do labrinto.

Cada imagem é conhecida por sprite. Então o próximo passo do jogo vai ser carregar estas sprites para o game maker. Para carregar uma sprite faz-se o seguinte procedimento:

  1. Clique no pac-man vermelho
  2. Após abrir a tela de sprite clique em load sprite e escolhe a imagem a ser carregada
  3. Dê um nome para o sprite. Ex: spr_player
  4. Clique no ícone da marcação de certo

Para as imagens mencionadas anteriores eu dei os seguintes nomes para os sprites:

  • spr_parede
  • spr_chao
  • spr_jogador_cima, spr_jogador_baixo, spr_jogador_esquerda, spr_jogador_direita
  • spr_tesouro

O Próximo passo é criar 4 objetos, os quais representarão a parede, o chão, o jogador e o tesouro.

TODO: Continuar

Links

(Ver links)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.